quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Um Aquário: Porquê? - Vantagens dos peixes como animais de companhia

Qualquer pessoa pode manter um aquário, por mais pequena que seja a sua casa. Ao mesmo tempo o aquário é a solução ideal para quem vive em apartamentos, locais em que a manutenção de outro tipo de animais resulta difícil ou até proibida. Existem ainda outras vantagens: os peixes não precisam de sair à rua para fazer as suas necessidades ou para se exercitarem; eles não vão destruir-lhe a mobília nem encher-lhe a casa de pelo ou penas; não precisa de se preocupar com as fugas pois eles não fogem do sítio em que se encontram (na verdade eles não conseguem viver fora do sítio em que se encontram); os habitantes do aquário não fazem ruído; etc.
A única coisa que é necessária é o espaço suficiente para colocar o aquário (no mínimo com 60 cm comprimento, 30 cm de largura e 38 cm de altura; mais à frente irei explicar o porquê destas medidas), com uma tomada eléctrica perto e espaço suficiente à volta para permitir um acesso fácil.
A manutenção de um aquário não lhe irá necessariamente ocupar muito tempo: há montagens, habitadas por animais mais exigentes, que lhe poderão ocupar mais tempo, no entanto para a maior parte dos aquários bastam alguns minutos de atenção diária (verificar se a temperatura está correcta, se o filtro está a funcionar, alimentar e verificar se os animais estão saudáveis). Estes minutos diários serão suplementados com uma manutenção semanal que, na maior parte dos casos, lhe ocupará cerca de uma hora por semana. E não pense que tem que ter habilitações especiais para tudo isto - se consegue mudar um fusível ou uma ficha de candeeiro está mais do que habilitado. Todos a aparelhagem "técnica" de um aquário é muito fiável e segura (embora possa estar sujeita a avarias como qualquer outro aparelho) , uma vez que os fabricantes estão sujeitos a seguir rigorosas normas de segurança.


Compre peixes para seu aquário em http://www.maniadepeixe.com.br/

Nenhum comentário: