quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Um Aquário: Porquê? - Será que um aquário me ficará muito caro?

O custo final de um aquário pode ser dividido em duas partes distintas: custo inicial e o custo normal de manutenção.Relativamente à primeira fracção, a única diferença entre um aquário de água temperada (mais vulgarmente conhecido como de água fria, embora a designação não seja completamente correcta, como iremos explicar em próximo artigo) e um tropical corresponde ao custo adicional de um sistema de manutenção da temperatura da água. Em Portugal estes equipamentos têm um custo variável entre 2500$00 e 7500$00, dependendo do fabricante e da potência do aparelho. Os sistemas com custos iniciais mais elevados são os tropicais marinhos, pelo facto de necessitarem de algum equipamento específico (p.ex., escumador) e pelo elevado preço dos peixes e invertebrados marinhos. Os peixes tropicais de água doce não têm um preço muito diferente dos de água fria, mas mesmo aí há grandes variações.
Há 3 razões principais para o elevado preço dos peixes tropicais marinhos:

Os custos de transporte aéreo;

A dificuldade da sua captura e manuseamento;

A sua raridade (ao contrário dos peixes de água doce, só um reduzido número de espécies é reproduzido em cativeiro).

Para além disso há uma série de custos extra que terá que ter em conta ao montar um aquário tropical marinho: a areia de coral é mais cara que o areão utilizado nos aquários de água doce; os elementos decorativos são mais caros que as plantas de um aquário de água doce; é necessário comprar uma mistura especial de sal, para fazer água-do-mar reconstituída (mesmo se tiver perto do mar, é mais seguro usar água reconstituída, pois é difícil ter a certeza de que a água que estamos a utilizar não está poluída); etc.
Por oposição a estes aquários, é possível montar um aquário de água fria (doce) com um orçamento mínimo.
Uma vez montado e povoado, os custos de manutenção do aquário não são muito altos, mesmo no caso de aquários tropicais. Se tomar medidas para evitar grandes perdas de temperatura (iremos falar disso num futuro próximo) a conta da electricidade não será afectada de uma forma significativa no Inverno, as luzes do aquário serão desligadas à noite e, depois de a água atingir a temperatura ideal, os gastos de aquecimento são reduzidos ao mínimo. Embora os compressores de ar e os filtros tenham de funcionar ininterruptamente, o seu consumo é, de uma forma geral, muito baixo. Para além disso, se se dispuser a isso, poderá poupar ainda algum dinheiro cultivando alimentos vivos ou utilizando alguns restos da sua própria alimentação para complementar a dieta dos seus peixes.

Compre peixes para seu aquário em http://www.maniadepeixe.com.br/

Nenhum comentário: